Com uma importância enorme para a economia do país, a construção civil é intensa geradora de renda e emprego, promotora de desenvolvimento. Mas essa indústria tem desafios importantes a superar, especialmente com relação aos seus índices de desperdício.
Segundo a Transparency Market Research, o desperdício de materiais na construção civil global pode chegar a 2,2 bilhões de toneladas até 2025. No Brasil, estima-se que essas perdas cheguem a 30%.
Quem vive o dia a dia dos canteiros sabe que esse número pode ser ainda maior, especialmente em construtoras que não dão a devida atenção ao planejamento. Afinal, a ineficiência abrange não apenas a gestão de materiais, mas também a administração do tempo, da mão de obra, etc.
Tudo isso contribui para que haja elevação dos custos de produção, estouros de orçamento, atraso na entrega do projeto e comprometimento da qualidade do produto final. Uma pesquisa da consultoria Delloite detectou uma diferença média de 21,7% entre o orçamento e o custo real das obras.
Onde está o desperdício?
Além do aspecto financeiro, há uma série de perdas que afetam as construtoras e que nem sempre são dimensionadas. Elas estão relacionadas a uma série de fatores, entre os quais, é possível destacar:
Interromper todas essas perdas exige, necessariamente, uma revisão profunda dos métodos de planejamento e de gerenciamento das obras. A digitalização da construção é fundamental nesse sentido. Para citar um exemplo, ferramentas como o Autodoc Eva, permitem integrar todas as etapas que envolvem o processo de construção, evitando retrabalhos e falhas de comunicação, por exemplo.
A Ambar colabora com o movimento de industrialização, ajudando construtoras e incorporadoras a entregar moradias de forma mais eficiente e rápida por meio da modularização da Smart Pods, isso é, fornecendo paredes prontas com as devidas instalações hidráulica e elétrica. A eficiência de utilizar paredes prontas ao invés de paredes tradicionais, colaboram com uma economia de até 30% de tempo de obra e 18% de redução de custo das instalações, e é claro 0% de desperdício de material e movimentações desnecessárias, sendo entregue cada parede no pavimento em que será aplicado. Saiba mais em www.smartpods.com.br.